Alerta: Não realizamos solicitações de dados pessoais em troca de cestas básicas ou pedidos de doações de móveis. Saiba mais.
Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida surgiu como uma grande rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde então, tornou-se o movimento social mais reconhecido do Brasil, levando esperança a milhões de famílias.
A proposta inovadora de unir pessoas, comitês e instituições atuando em rede segue viva. Nossas campanhas mobilizam doadores, parceiros e voluntários em uma grande rede de solidariedade. Compartilhamos articulações, conhecimento e informações para gerar mudanças sociais imediatas e estruturais.
Conheça a nossa história de mobilização e solidariedade.
1993
Nasce a Ação da Cidadania
Betinho denunciou os níveis absurdos de fome e miséria e mobilizou a sociedade de forma inédita. Milhares de toneladas de alimentos foram arrecadadas e nasceu a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida. Nesse ano também foi realizado o primeiro Natal sem Fome e criado o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), responsável por orientar políticas públicas de combate à fome.
1994
Comitês ampliam a mobilização
A Ação da Cidadania consolidou sua atuação e se espalhou pelo país com mais de 5 mil comitês. A Associação Comitê Rio, sede nacional da organização , foi criada. Em Brasília, foi realizada a I Conferência Nacional de Segurança Alimentar (CNSA), que teve como tema “Fome, Questão Nacional”.
Leia mais
1995
Um ano pela democratização das terras
A Ação da Cidadania destacou a importância do acesso à terra para o combate à fome. A “Carta da Terra”, assinada por Betinho, conectou a relação entre a terra, a fome e a miséria, e incentivou os cidadãos a participar da luta pela democratização da terra.
Leia mais
1997
Adeus a Betinho
Com a morte de Betinho, em 9 de agosto, seu legado foi assumido por todos os brasileiros que mantiveram viva a missão da Ação da Cidadania: o desafio de enfrentar a fome já era de todos nós.
1998
“Brasil são outros 500”
O álbum, produzido e lançado como parte da campanha pelo Natal sem Fome, reuniu grandes artistas e cantores brasileiros, com renda revertida para os projetos da Ação da Cidadania.
1999
Cultura como ferramenta de inclusão
O Espaço de Construção da Cultura foi inaugurado em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Desde então, as oficinas e as apresentações de circo são atividades permanentes do Comitê Rio.
2001
Mudança para o Armazém da Cidadania
A Ação passou a ocupar o histórico armazém da Rua Barão de Tefé, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, a partir da cessão do imóvel pelo Governo Federal e de reforma feita pelo arquiteto Hélio Pelegrino. O imóvel, erguido em 1871, foi um projeto do engenheiro negro e abolicionista André Rebouças.
2002
“Menino no Meio da Rua”
O espetáculo, produzido pela Ação, marcou a transição da organização para uma fase mais focada na Cultura. A primeira montagem foi apresentada por dois meses no Espaço de Cultura e tornou-se um sucesso de crítica, ganhou prêmios e alcançou palcos importantes como o Teatro Villa Lobos.
Leia mais
2003
Natal sem Fome: alegria e esperança de um Brasil sem Fome
No décimo ano de Ação da Cidadania, a campanha Natal sem Fome bateu todos os recordes de arrecadação no Rio de Janeiro.
2006
Natal sem Fome dos Sonhos
A maior campanha de arrecadação do país passou a recolher doações de livros infantis e brinquedos.
2007
Ação da Cidadania eleita Instituição da Cidadania do ano
A Ação da Cidadania operou em parceria com o Governo colaborando no Bolsa Família, inscreveu e aprovou projetos nas Leis Rouanet e ICMS/RJ, conseguindo novos patrocinadores.
2014
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU
O número de brasileiros em situação de subalimentação reduziu 82% entre 2002 e 2013. A Ação da Cidadania colaborou com esse processo com a mobilização social e influenciando políticas públicas.
2017
Retorno do Natal sem Fome
A campanha foi retomada em nível nacional após dez anos,devido aos dados alarmantes sobre a fome no mundo: 11% da população mundial passava fome, sendo sete milhões de brasileiros.
2018
25 anos da Ação da Cidadania
A Ação completou 25 anos de atuação em geração de impacto social com ênfase em três pilares: Cidadania, Cultura e Inovação/Empreendedorismo.
Leia mais2019
Em defesa do Consea
Com a extinção do Consea, a Ação se uniu a outras organizações da sociedade civil para atos em defesa do órgão. Foi organizada a primeira Conferência Nacional, Popular, Autônoma: por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no primeiro semestre de 2020.
Lançamento da Agenda Betinho
Com 40 propostas voltadas para garantia, desenvolvimento e fortalecimento
de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, a publicação orienta a atuação dos municípios brasileiros para o combate à fome.
2020
#AçãoContraoCorona
A Ação intensificou a distribuição de alimentos já no mês de março. A campanha auxiliou mais de 4 milhões de pessoas em todo o país.
2021
Criação da Rede de Alimentação Solidária
A Ação estruturou a Rede de Alimentação Solidária (Alisol) para viabilizar doações e dar visibilidade e suporte técnico para bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias da sociedade civil. Foi uma resposta urgente à fome diante dos cortes nas políticas de segurança alimentar, altas de preço dos alimentos e aumento do desemprego.
Leia maisSede nacional vai para a Gamboa
Após duas décadas no Armazém da Cultura e Cidadania, a sede da Ação passou a ocupar uma área de 15 mil m², cedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na Gamboa. O novo espaço ampliou as atividades e recebeu novos equipamentos, como a Cozinha Solidária RJ, inaugurada em setembro do mesmo ano.
Campanha Emergências
A Ação passou a oferecer ajuda emergencial com donativos para vítimas de enchentes, catástrofes e desastres naturais em diversas partes do país
Leia mais2022
Ação cobra parlamentares sobre PL do Pacote do Veneno
A Ação da Cidadania atuou contra o Projeto de Lei que ampliava a liberação de agrotóxicos no Brasil e incentivou a participação popular na pressão aos senadores, denunciando os riscos à vida e à segurança alimentar de todos os brasileiros.
Leia mais
1º Encontro Nacional Contra a Fome
Nossa sede foi palco do encontro de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, conselhos estaduais de segurança alimentar e nutricional, pesquisadores, povos originários e comunidades tradicionais, para discutir o avanço da fome no Brasil e propor caminhos para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no país.
Leia mais
Pacto pelos 15% com Fome
Com 15% da população sem ter o que comer, a Ação lançou o Pacto com o objetivo de viabilizar doações para as instituições parceiras e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança alimentar. Na ocasião, o Brasil vivia o maior retrocesso na história, com 33,1 milhões de pessoas passando fome.
Leia mais
Brasil volta ao Mapa da Fome
Em 2022, apenas quatro em cada dez domicílios mantinham o acesso pleno à alimentação, evidenciando que grande parte da população se encontrava em condição de insegurança alimentar. O país voltou ao Mapa da Fome no triênio 2019-2021 e se manteve no triênio seguinte.
2023
30 anos da Ação da Cidadania
Foi lançado o livro “Cidadania: a Fome das Fomes” que registra os 30 anos da história da cidadania brasileira descobrindo a prioridade de acabar com a fome – uma história que começa com Betinho.
Leia maisReinstalação do Consea
Com a reinstalação do Consea, a Ação da Cidadania voltou a ocupar a cadeira de conselheira. A Ação também passou a integrar o Conselhão – Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) – vinculado à Presidência da República.
2024
Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
A Ação da Cidadania foi sede mundial do G20 e do anúncio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, tendo sua participação efetivada como uma das organizações fundadoras da iniciativa liderada pelo Brasil.
Leia mais
“FormAção” para o mercado cultural
O projeto oferece cursos de capacitação em nove áreas da cultura. Com patrocínio master da Shell e apresentação do Ministério da Cultura, a primeira edição impactou 200 alunos em situação de vulnerabilidade.
Leia mais
Selo Betinho para governos municipais
A Ação passou a reconhecer prefeituras que implementam políticas públicas efetivas de segurança alimentar com o Selo Betinho. Os municípios devem cumprir metas da Agenda Betinho como criar Conselhos de Segurança Alimentar, manter cozinhas solidárias e apoiar a agricultura familiar.
Leia mais
Resposta humanitária ágil aos efeitos da crise climática
A campanha Emergências levou ajuda humanitária – com eficiência logística e o apoio da nossa rede de comitês – a milhares de famílias afetadas por desastres naturais em todo o Brasil, principalmente ao Rio Grande do Sul.
Enquanto o Brasil bate recordes na produção de alimentos, milhões ainda não têm o que comer.
A fartura convive com a escassez. O progresso, com a exclusão. E a desigualdade grita.
Os números desanimam, mas a gente não.
Sabemos que é preciso agir. Agora.
Porque quem tem fome tem pressa.
É com essa inspiração, do nosso fundador Betinho, que seguimos lutando há mais de 30 anos. Somos a Ação da Cidadania, ONG que une forças para garantir a todos o direito à uma alimentação adequada, combinando ações práticas e políticas.
Agimos por uma sociedade bem alimentada e saudável: do combate à fome até questões como obesidade, consumo de ultraprocessados e uso de agrotóxicos.
Comida de verdade, suficiente, boa e variada, na mesa todos os dias. Sempre respeitando a identidade e autonomia das comunidades e a produção local e familiar.
Esse é o primeiro passo para que todos tenham oportunidade de estudar, trabalhar e viver com saúde, dignidade e cidadania.
Mobilizamos a sociedade, mídia, iniciativa privada, poder público e formadores de opinião para atuar em todo território. Nossas ações são escaláveis, transformadoras e implementadas por uma rede ativa e comprometida com voluntários e profissionais especializados.
Com todos e para todos. Guiados pelas demandas da sociedade civil e com solidariedade, integridade e justiça como princípios inegociáveis. É assim que a gente segue articulando e convocando cada vez mais gente. Porque uma sociedade mais justa e igualitária só se constrói no coletivo.
Ação da Cidadania. Alimentando um Brasil mais igual.
Quem foi Betinho?
O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criou a Ação da Cidadania e a campanha Natal Sem Fome. Sua determinação e vontade de transformar a realidade brasileira engajaram milhões de voluntários pelo país.
ConheçaNossa atuação
Seguimos incansáveis no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional.
Conheça
