Nossa História

Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida surgiu como uma grande rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde então, tornou-se o movimento social mais reconhecido do Brasil, levando esperança a milhões de famílias.

A proposta inovadora de unir pessoas, comitês e instituições atuando em rede segue viva. Nossas campanhas mobilizam doadores, parceiros e voluntários em uma grande rede de solidariedade. Compartilhamos articulações, conhecimento e informações para gerar mudanças sociais imediatas e estruturais.

Conheça a nossa história de mobilização e solidariedade.

imagem

1993

Nasce a Ação da Cidadania

Betinho denunciou os níveis absurdos de fome e miséria e mobilizou a sociedade de forma inédita. Milhares de toneladas de alimentos foram arrecadadas e nasceu a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida. Nesse ano também foi realizado o primeiro Natal sem Fome e criado o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), responsável por orientar políticas públicas de combate à fome.

1994

Comitês ampliam a mobilização

A Ação da Cidadania consolidou sua atuação e se espalhou pelo país com mais de 5 mil comitês. A Associação Comitê Rio, sede nacional da organização , foi criada. Em Brasília, foi realizada a I Conferência Nacional de Segurança Alimentar (CNSA), que teve como tema “Fome, Questão Nacional”.

Leia mais

1995

Um ano pela democratização das terras

A Ação da Cidadania destacou a importância do acesso à terra para o combate à fome. A “Carta da Terra”, assinada por Betinho, conectou a relação entre a terra, a fome e a miséria, e incentivou os cidadãos a participar da luta pela democratização da terra.

Leia mais

1997

Adeus a Betinho

Com a morte de Betinho, em 9 de agosto, seu legado foi assumido por todos os brasileiros que mantiveram viva a missão da Ação da Cidadania: o desafio de enfrentar a fome já era de todos nós.

1998

“Brasil são outros 500”

O álbum, produzido e lançado como parte da campanha pelo Natal sem Fome, reuniu grandes artistas e cantores brasileiros, com renda revertida para os projetos da Ação da Cidadania.

1999

Cultura como ferramenta de inclusão

O Espaço de Construção da Cultura foi inaugurado em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Desde então, as oficinas e as apresentações de circo são atividades permanentes do Comitê Rio.

2001

Mudança para o Armazém da Cidadania

A Ação passou a ocupar o histórico armazém da Rua Barão de Tefé, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, a partir da cessão do imóvel pelo Governo Federal e de reforma feita pelo arquiteto Hélio Pelegrino. O imóvel, erguido em 1871, foi um projeto do engenheiro negro e abolicionista André Rebouças.

2002

“Menino no Meio da Rua”

O espetáculo, produzido pela Ação, marcou a transição da organização para uma fase mais focada na Cultura. A primeira montagem foi apresentada por dois meses no Espaço de Cultura e tornou-se um sucesso de crítica, ganhou prêmios e alcançou palcos importantes como o Teatro Villa Lobos.

Leia mais

2003

Natal sem Fome: alegria e esperança de um Brasil sem Fome

No décimo ano de Ação da Cidadania, a campanha Natal sem Fome bateu todos os recordes de arrecadação no Rio de Janeiro.

2006

Natal sem Fome dos Sonhos

A maior campanha de arrecadação do país passou a recolher doações de livros infantis e brinquedos.

2007

Ação da Cidadania eleita Instituição da Cidadania do ano

A Ação da Cidadania operou em parceria com o Governo colaborando no Bolsa Família, inscreveu e aprovou projetos nas Leis Rouanet e ICMS/RJ, conseguindo novos patrocinadores.

2014

Brasil sai do Mapa da Fome da ONU

O número de brasileiros em situação de subalimentação reduziu 82% entre 2002 e 2013. A Ação da Cidadania colaborou com esse processo com a mobilização social e influenciando políticas públicas.

2017

Retorno do Natal sem Fome

A campanha foi retomada em nível nacional após dez anos,devido aos dados alarmantes sobre a fome no mundo: 11% da população mundial passava fome, sendo sete milhões de brasileiros.

2018

25 anos da Ação da Cidadania

A Ação completou 25 anos de atuação em geração de impacto social com ênfase em três pilares: Cidadania, Cultura e Inovação/Empreendedorismo.

Leia mais

2019

Em defesa do Consea

Com a extinção do Consea, a Ação se uniu a outras organizações da sociedade civil para atos em defesa do órgão. Foi organizada a primeira Conferência Nacional, Popular, Autônoma: por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no primeiro semestre de 2020.

Lançamento da Agenda Betinho

Com 40 propostas voltadas para garantia, desenvolvimento e fortalecimento
de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, a publicação orienta a atuação dos municípios brasileiros para o combate à fome.

Leia mais

2020

#AçãoContraoCorona

A Ação intensificou a distribuição de alimentos já no mês de março. A campanha auxiliou mais de 4 milhões de pessoas em todo o país.

2021

Criação da Rede de Alimentação Solidária

A Ação estruturou a Rede de Alimentação Solidária (Alisol) para viabilizar doações e dar visibilidade e suporte técnico para bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias da sociedade civil. Foi uma resposta urgente à fome diante dos cortes nas políticas de segurança alimentar, altas de preço dos alimentos e aumento do desemprego.

Leia mais

Sede nacional vai para a Gamboa

Após duas décadas no Armazém da Cultura e Cidadania, a sede da Ação passou a ocupar uma área de 15 mil m², cedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na Gamboa. O novo espaço ampliou as atividades e recebeu novos equipamentos, como a Cozinha Solidária RJ, inaugurada em setembro do mesmo ano.

Campanha Emergências

A Ação passou a oferecer ajuda emergencial com donativos para vítimas de enchentes, catástrofes e desastres naturais em diversas partes do país

Leia mais

2022

Ação cobra parlamentares sobre PL do Pacote do Veneno

A Ação da Cidadania atuou contra o Projeto de Lei que ampliava a liberação de agrotóxicos no Brasil e incentivou a participação popular na pressão aos senadores, denunciando os riscos à vida e à segurança alimentar de todos os brasileiros.

Leia mais

1º Encontro Nacional Contra a Fome

Nossa sede foi palco do encontro de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, conselhos estaduais de segurança alimentar e nutricional, pesquisadores, povos originários e comunidades tradicionais, para discutir o avanço da fome no Brasil e propor caminhos para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional no país.

Leia mais

Pacto pelos 15% com Fome

Com 15% da população sem ter o que comer, a Ação lançou o Pacto com o objetivo de viabilizar doações para as instituições parceiras e cadastrar voluntários na luta contra a insegurança alimentar. Na ocasião, o Brasil vivia o maior retrocesso na história, com 33,1 milhões de pessoas passando fome.

Leia mais

Brasil volta ao Mapa da Fome

Em 2022, apenas quatro em cada dez domicílios mantinham o acesso pleno à alimentação, evidenciando que grande parte da população se encontrava em condição de insegurança alimentar. O país voltou ao Mapa da Fome no triênio 2019-2021 e se manteve no triênio seguinte.

2023

30 anos da Ação da Cidadania

Foi lançado o livro “Cidadania: a Fome das Fomes” que registra os 30 anos da história da cidadania brasileira descobrindo a prioridade de acabar com a fome – uma história que começa com Betinho.

Leia mais

Reinstalação do Consea

Com a reinstalação do Consea, a Ação da Cidadania voltou a ocupar a cadeira de conselheira. A Ação também passou a integrar o Conselhão – Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) – vinculado à Presidência da República.

2024

Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

A Ação da Cidadania foi sede mundial do G20 e do anúncio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, tendo sua participação efetivada como uma das organizações fundadoras da iniciativa liderada pelo Brasil.

Leia mais

“FormAção” para o mercado cultural

O projeto oferece cursos de capacitação em nove áreas da cultura. Com patrocínio master da Shell e apresentação do Ministério da Cultura, a primeira edição impactou 200 alunos em situação de vulnerabilidade.

Leia mais

Selo Betinho para governos municipais

A Ação passou a reconhecer prefeituras que implementam políticas públicas efetivas de segurança alimentar com o Selo Betinho. Os municípios devem cumprir metas da Agenda Betinho como criar Conselhos de Segurança Alimentar, manter cozinhas solidárias e apoiar a agricultura familiar.

Leia mais

Resposta humanitária ágil aos efeitos da crise climática

A campanha Emergências levou ajuda humanitária – com eficiência logística e o apoio da nossa rede de comitês – a milhares de famílias afetadas por desastres naturais em todo o Brasil, principalmente ao Rio Grande do Sul.

Em breve mais história.

Manifesto da Ação da Cidadania

Enquanto o Brasil bate recordes na produção de alimentos, milhões ainda não têm o que comer.

A fartura convive com a escassez. O progresso, com a exclusão. E a desigualdade grita.

Os números desanimam, mas a gente não.

Sabemos que é preciso agir. Agora.

Porque quem tem fome tem pressa.

É com essa inspiração, do nosso fundador Betinho, que seguimos lutando há mais de 30 anos. Somos a Ação da Cidadania, ONG que une forças para garantir a todos o direito à uma alimentação adequada, combinando ações práticas e políticas.

Agimos por uma sociedade bem alimentada e saudável: do combate à fome até questões como obesidade, consumo de ultraprocessados e uso de agrotóxicos.

Comida de verdade, suficiente, boa e variada, na mesa todos os dias. Sempre respeitando a identidade e autonomia das comunidades e a produção local e familiar.

Esse é o primeiro passo para que todos tenham oportunidade de estudar, trabalhar e viver com saúde, dignidade e cidadania.

Mobilizamos a sociedade, mídia, iniciativa privada, poder público e formadores de opinião para atuar em todo território. Nossas ações são escaláveis, transformadoras e implementadas por uma rede ativa e comprometida com voluntários e profissionais especializados.

Com todos e para todos. Guiados pelas demandas da sociedade civil e com solidariedade, integridade e justiça como princípios inegociáveis. É assim que a gente segue articulando e convocando cada vez mais gente. Porque uma sociedade mais justa e igualitária só se constrói no coletivo.

Ação da Cidadania. Alimentando um Brasil mais igual.

Quem foi Betinho?

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criou a Ação da Cidadania e a campanha Natal Sem Fome. Sua determinação  e vontade de transformar a realidade brasileira engajaram milhões de voluntários pelo país.

Conheça

Nossa atuação

Seguimos incansáveis no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional.

 

 

Conheça

Como apoiar

A fome ainda não acabou. Cada doação conta.

Doe agora
Este site está registrado em wpml.org como um site de desenvolvimento. Você pode mudar para uma chave de site de produção para remove this banner.